Branding / Gestão de marca

Como funciona o gerenciamento de marcas e o que é?

As identidades visuais mais poderosas são as que fixam na memória – marcas consistentes, elegantes e simples que relacionam instantaneamente os principais valores, credibilidade e personalidade de uma empresa. 

Conhecemos seu negócio, sua personalidade e o que ele realmente valoriza. Usamos essas informações para inspirar projetos que capturam a essência da sua empresa e transmitem uma sensação eficaz e autêntica.

Também não estamos falando apenas de um logotipo aqui – mas esse é certamente um bom ponto de partida. Nós carregamos identidades visuais através de tudo o que produzimos, desde o design do site e materiais de marketing papel timbrado e até cartões de visita.

Se seu negócio fosse uma pessoa, sua marca seria sua personalidade. Seria como você se apresentaria a novos amigos (clientes) e como construiria um relacionamento de confiança com eles. Sua marca é uma entidade viva e que respira … e é seu trabalho ajudá-la a crescer e melhorar.

Gerenciamento de marca

O gerenciamento da marca é o processo de gerenciar a reputação da sua marca e melhorar a percepção do seu público sobre a sua marca de uma maneira que cria reconhecimento, equidade e lealdade à marca.

Embora a marca seja o processo de construção da sua marca , o gerenciamento da marca é o processo de monitoramento e manutenção.

o gerenciamento de marca vai muito além do marketing. O gerenciamento da marca deve estar entrelaçado com vendas, recursos humanos e atendimento ao cliente – basicamente, qualquer departamento que “toque” seus seguidores, clientes e até funcionários em potencial.

Quando feito com sucesso, o gerenciamento de marca pode:

  • Aumentar o reconhecimento da sua marca
  • Permite cobrar mais por seus produtos ou serviços
  • Influenciar as decisões de compra do seu público
  • Criar a lealdade do cliente
  • Aumentar as vendas
  • Criar clientes satisfeitos que se tornam advogados da marca

Uma marca não precisa apenas estar ligada a um produto. Uma marca pode cobrir diferentes produtos ou serviços.

O papel de quem irá cuidar da gestão de marca é analisar como uma marca é percebida no mercado, levando em consideração os elementos intangíveis de uma marca. Fatores intangíveis incluem a experiência que os consumidores tiveram com a marca e sua conexão emocional com o produto ou serviço. As características intangíveis de uma marca aumentam o valor da marca .

Seu nome de marca também provavelmente será refletido no domínio do site e nas páginas de mídia social. Manter esses nomes, identidades e identificadores consistentes ajudará os clientes a descobrir e seguir seus negócios.

A diferença entre o sucesso e o fracasso do gerenciamento de marca se resume à inovação contínua.

Se você parar para pensar, as estratégias do inbound marketing se encaixa perfeitamente com o objetivo do Branding.

O Gerenciamento de Marca é composto de componentes tangíveis e intangíveis:

Componentes Intangíveis:

  • O reconhecimento da marca é a familiaridade do público em geral e seu público-alvo com a sua marca.
  • É como os consumidores valorizam sua marca com base em suas experiências, percepções e associações.
  • A lealdade à marca é importante porque cria embaixadores da marca que fazem seu marketing para você .
  • O reconhecimento de marca é importante porque, ao reconhecer e recuperar sua marca, os consumidores mantêm sua marca em mente e têm maior probabilidade de escolher sua marca acima da concorrência.
  • A reputação da marca é importante porque pode ser a primeira impressão de alguns consumidores sobre sua marca.

Componentes Tangíveis:

  • O nome da sua marca é a identidade principal da sua empresa. À medida que seus outros ativos de marca evoluem, é provável que seu nome nunca mude.

  • Seu logotipo e paleta de cores incorporam a representação criativa da sua marca. Esses ativos são partes importantes da sua marca, pois eles usam táticas de marketing emocional .

  • Sua tipografia refere-se a suas fontes e recursos baseados em texto e como eles são usados ​​em sua marca.

  • Seus materiais gráficos incluem muitos ativos de marca diferentes – basicamente qualquer coisa projetada especificamente para sua marca ou marketing.

  • Seu site, mídia social e publicidade paga são algumas das iterações mais importantes da sua marca.

  • Também estão incluídas nesta seção as contas de mídia social de seus funcionários e executivos , pois são um reflexo da sua marca e uma fantástica oportunidade de marketing para dar ao seu público uma visão interna da sua empresa e a oportunidade de se conectar à sua marca de maneira pessoal.

  • Se sua empresa vende um produto físico, sua embalagem é uma parte crítica da sua marca.

O gerenciamento da marca pode ser uma tarefa séria, especialmente quando se trabalha com uma marca grande ou talvez com uma marca com várias extensões de marca . Marcas fortes não são criadas apenas por marketing ou produto, mas repetindo constantemente a experiência da marca de seus clientes.

O gerenciamento da marca envolve não apenas a criação de uma marca, mas também a compreensão de quais produtos cabem sob a marca de uma empresa.

A diferença entre o sucesso e o fracasso do gerenciamento de marca se resume à inovação contínua. Um gerente de marca que busca continuamente maneiras inovadoras de manter a qualidade de uma marca reterá seus consumidores fiéis e ganhará mais afinidade com a marca, em comparação com aquele que está contente com o bom nome atual da marca da empresa.

UMA MARCA BEM GERENCIADA É BEM SUCEDIDA

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