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Escaneabilidade

Otimize seus textos, melhore a qualidade, deixe seus posts amigáveis para o leitor!

Escaneabilidade: por que isso é tão importante

Otimiza seus textos, melhore a qualidade, deixe seus posts amigáveis para o leitor, como? Utilizando o conceito escaneabilidade!

O que realmente é importante para se chamar atenção do seu público? Seu blog tem potencial de atrair diversos leitores e ser “atrativo” aos motores de busca como google?

Existem inúmeras opções hoje na internet, temos em diversos idiomas, com certa facilidade de serem traduzidos para qualquer idioma. Nesse caso, é importante tomar medidas para se destacar, ganhar a confiança do leitor passando credibilidade e qualidade. Umas das medidas é, garantir que o seu texto seja escaneável é inevitável.

Vamos desmistificar alguns itens sobre o assunto escaneabilidade dos conteúdos e saber se estamos fazendo isso da maneira adequada!

Vamos ver como colocar em prática e descobrir seus benefícios:

Escaneabilidade o que é?

Escaneabilidade é uma técnica focada em otimizar o conteúdo para facilitar a experiência do usuário e sua leitura dinâmica. Um texto bem trabalhado em termos de escaneabilidade se torna mais amigável ao utilizar artifícios como: listas, imagens e negrito.

Escaneabilidade é importante?

Vamos pensar nas principais transformações na experiência dos leitores.

Pense em quantas abas ficam abertas no seu navegador ao mesmo tempo.

É comum “pular” de uma para outra e ler de forma dinâmica o conteúdo presente em cada uma delas, de modo a garantir que o material é do seu interesse, seja em uma rede social ou um post de um blog (Torcendo para que esse você esteja lendo realmente e compartilhando com seus amigos).

Outra transformação está relacionado à falta de tempo, já que por estarmos fazendo várias atividades simultaneamente, é necessário encontrar meios de otimizar o nosso rendimento.

Cenário pronto e definido, é comum que o hábito de leitura tenha se transformado, não é mesmo? É para não desperdiçar um tempo precioso com algo “irrelevante” que as pessoas atualmente fazem determinada forma de leitura.

Padrão de leitura

Você pode até não saber, mas o comportamento de uma pessoa lendo um material impresso é diferente de quando lê algo online. Podemos usar como base ler um livro físico e um e-book.

Por conta das especificidades do material físico, o olho do leitor é direcionado primeiro para o canto superior esquerdo da página, segue para o inferior direito e volta para o superior esquerdo.

Por outro lado, o leitor de conteúdo online apresenta um modo de apreciação diferente de um conteúdo e um dos motivos para isso, além dos que já citamos mais acima, pode ser a proximidade com a tela do monitor ou dispositivo móvel utilizado.

A primeira atitude tomada ao entrar em uma página é a leitura dinâmica, de modo a avaliar de maneira rápida se o que está presente ali é realmente valioso ou não.

Pare alguns segundos e tenta lembrar os últimos textos que leu, foi ou não foi assim que começou?

Não encontrou claramente o que procurava, não se identificou com a escrita, teve a impressão que o conteúdo não é relevante, apenas não identificou o tema abordado. O que você faz? Isso mesmo, fecha a aba e faz uma nova pesquisa, até que encontre um outro blog ou site que o deixe mais satisfeito.

Já se o seu texto passa nessa primeira avaliação, ele vai continuar com a leitura e seguir alguns passos:

  • são feitas duas leituras horizontais: o primeiro parágrafo é lido e também o segundo;
  • para não restar dúvidas, o leitor faz um escaneamento vertical do lado esquerdo da página, conferindo o restante do conteúdo.
  • caso tenha tópicos, uma rápida leitura neles.

Não se engane, tudo isso é feito de maneira rápida, natural e automática.

Levar em consideração esse hábito na hora de produzir um texto é muito importante para torná-lo escaneável, pois isso fará toda a diferença na experiência do visitante do seu blog, além de contribuir que ele permaneça na página por mais tempo. Se chegou até aqui, parabéns estou conseguindo fazer o que escrevo.

Privilegie esses pontos de foco com informações significativas e atrativas, de modo a conquistar o leitor.

Um método muito adotado é o da pirâmide invertida, em que logo no início do texto ou de cada parágrafo são apresentados os conteúdos-chave de cada tópico.

A partir dessa contextualização, a nossa intenção é mostrar como a escaneabilidade exerce influência na experiência do leitor de um site ou blog.

Quais são os benefícios de um conteúdo escaneável?

Bem, se você continuou com a leitura até aqui, provavelmente está interessado em entender melhor a importância da escaneabilidade para o seu blog / Medium.

Alguns benefícios para provar que investir nessa estratégia é uma atitude inteligente e muito vantajosa.

Mas, primeiro, pare um minuto e pense no que você faz quando tem uma dúvida. Provavelmente:

  • acessa o google ou outro mecanismo de busca;
  • escolhe a palavras-chave e faz uma pesquisa;
  • analisa os resultados e opta pelo site ou blog que parece ser mais confiável;
  • faz uma leitura dinâmica  no conteúdo e verifica se ele tem a resposta para sua dúvida.

Caso o processo seja o que estamos descrevendo, essa experiência será positiva de primeira e você não terá que repetir todo o processo para ter acesso a uma informação de qualidade. Mas não é sempre que isso acontece, não é mesmo?

A escaneabilidade, portanto, é um modo de evitar que o leitor abandone o seu conteúdo por não entender o que ele fala.

Entre outras vantagens, como:

Influencia positivamente nas estratégias de SEO

Temos que levar em conta aspectos importantes ao se planejar a construção de um conteúdo, levar em consideração que devemos ter atrativos tanto para pessoas como para os motores de busca.

As chances do seu artigo ser um sucesso utilizando as estratégias de SEO, em conjunto com as táticas utilizadas para tornar um texto escaneável, são maiores.

Melhora a experiência do usuário (UX)

Textos escaneáveis consequentemente, tornam o processo de leitura mais agradável.

Pensar na experiência do visitante do seu blog é muito importante, pois ele não vai titubear em largar a sua página se ela não estiver preparada para agradá-lo.

Outros aspectos determinantes para a experiência do usuário (UX) fora a escaneabilidade:

  • verifique com frequência como está o desempenho em questão de velocidade do seu blog ou site;
  • salve as imagens sempre em PNG;
  • garanta o design responsivo, permitindo que o usuário acesse a sua página de maneira eficiente de qualquer dispositivo;

 

Aumenta o número de conversões

Se o seu post utiliza as estratégias de SEO e prioriza a experiência do leitor, logicamente o resultado é o aumento do número de conversões, certo? Talvez.

São fatores importantes, mas você deve também oferecer um conteúdo rico e de qualidade, que tenha informações que sejam do interesse de seu público.

Na hora de escrever um texto, tenha em mente se vai acrescentar algo ao leitor, como vai responder às dúvidas dele e se o material é interessante o suficiente para atraí-lo.

Como tornar meu conteúdo escaneável?

“OK, já entendi a importância de um conteúdo escaneável e quais benefícios, mas o que devo fazer para colocar tudo isso em prática?”.

Muito simples!

Defina o tamanho do texto

Um texto de 500 palavras não exige o mesmo nível de profundidade de um e-book de 2000. Concorda? Cada um desses conteúdos apresenta estratégias e objetivos diferentes, o que não quer dizer que um anula a importância do outro.

Pelo contrário. Antes de mais nada, é preciso que você avalie quão aprofundado deve ser o tema discutido e se ele pode ser bem-apresentado em um material mais curto e objetivo. De nada adianta você escrever muitas laudas se as informações são repetitivas e inconsistentes.

Acaba se tornando algo apenas cansativo.

Tem noção de quanto *tempo costuma se levar em média para ler cada quantidade de conteúdo?

  • 500 palavras: 2 minutos;

  • 1.000 palavras: 5 minutos;

  • 1.500 palavras: 8 minutos;

  • 2.000 palavras: 11 minutos;

  • 3.000 palavras: 16 minutos.

*Tempo aproximado.

Esse artigo tem uma média de colocar o tempo

Outro ponto de destaque é que usar imagens de maneira estratégica pode contribuir para aumentar o tempo de permanência de uma pessoa em uma página.

Tente sempre investir em outros formatos de conteúdo dentro de um mesmo post, como podcasts, infográficos, vídeos e imagens.

Usar bullet points, itálico e negrito

Esses artifícios são muito utilizados para dar destaque a informações-chave, tornar a leitura mais fluida e para estruturar dados importantes.

Eles devem ser utilizados com parcimônia, por exemplo, uma dica é negritar a palavra-chave ao longo do texto.

Fazer link building

Quer tornar o seu conteúdo mais rico? Não abra mão NUNCA de fazer link building.

Enquanto links externos são essenciais para comprovar dados e pesquisas, dando mais credibilidade ao seu texto, os links internos possibilitam que o leitor permaneça mais tempo no seu blog e tenha acesso a outros conteúdos.

Alinhar o texto à esquerda

Ao formatar o seu texto e alinhá-lo à esquerda, você estará contribuindo para leitura agradável em seu blog. Assim, a experiência do usuário é positiva e a leitura se torna mais fluida e agradável.

Dividir o texto em subtítulos

Os subtítulos são recursos indispensáveis para a escaneabilidade de um texto, pois são eles que dividem o material em diferentes partes e assuntos.

Um texto de 500 por exemplo, o ideal é que ele tenha, pelo menos, 3 intertítulos em H2. Além disso, eles devem ser padronizados, não ter mais do que 6 palavras e não falar abertamente o que será retratado no tópico, de modo a despertar a curiosidade do leitor.

Um subtítulo pode ser utilizado de diferentes maneiras, como:

  • apresentar vantagens ao leitor;
  • verbos no infinitivo;
  • apresentar perguntas;
  • estar de acordo com o título;
  • ser estruturado em formato de lista.

 

Parágrafos pequenos

Para que a leitura não se torne cansativa, o indicado é que os seus subtítulos não tenham “blocões de textos” ou parágrafos extensos. Mantenha um padrão de 50 palavras e 4 linhas.

Esperamos que ao finalizar a leitura deste post você já tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto, tenha consciência da importância da escalabilidade e que busque adotá-la em seus textos para potencializar os resultados!

 

Agora que você já sabe como tornar seu conteúdo mais atraente e escaneável, nos marque caso vá utilizar essa técnica em seus textos.

O que realmente é importante para se chamar atenção do seu público?

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