Planejamento de Redes Sociais - Como fazer? - SomosMarketing

Planejamento de Redes Sociais - Como Fazer?

Não faz sentido dedicar esforço em uma rede social, sendo que sua audiência está em outra.

Planejamento de Redes Sociais precisa de Dedicação

Dedique tempo, isso mesmo.

É fundamental dedicação e tempo ao elaborar a sua estratégia com as redes sociais, podemos dizer que fundamental para se ter sucesso.

Com isso podemos ter visão clara de quais são os objetivos, ter uma previsibilidade nas ações, ter diversas opções de conteúdo de qualidade para publicar e manter constância nos perfis que administra.

Começamos entendendo quais são os objetivos nas redes sociais. A partir disso conseguimos traçar as ações necessárias para alcançá-los e definir as métricas que serão usadas para mensurar os resultados delas.

Em geral são ampliar o alcance da marca, criar autoridade, gerar leads e educar o mercado. Mas varia entre empresas e suas necessidades.

Fundo lilas, com calendario, documentos e um celular deitado e acima dele os icones das redes sociais twitter, facebook e instagram.

Não faz sentido dedicar esforço em uma rede social, sendo que sua audiência está em outra. Faça estudo e avalie em quais plataformas faz mais sentido criar e manter a sua presença digital. Dessa forma, alcançará melhor sua audiência e investe as ações onde tem chances de alcançar melhores resultados. 

A forma de entender se o desempenho das ações e se está tendo retorno é por meio das métricas e executando análises.

Esqueça as métricas de vaidade, tenha foco nesse momento. A não ser, que seja seu objetivo.

Procure entender : 

o número de menções da empresa na rede;

média de tempo na página;

quantidade de leads gerado;

visitas no período

o engajamento

o alcance dos posts.

Seja consistente, não adianta ter planejamento uma ótima estratégia e não ter cuidado com o conteúdo a ser postado e sua cadência de publicações.

Para isso o calendário editorial é o aliado perfeito. Com ele você irá se organizar na hora das suas publicações e ajuda a planejar o tempo para interagir com sua audiência.

Defina datas e horários de posts comuns, das campanhas e também dos anúncios pagos. Adquirindo assim uma cadência planejada, sendo publicadas nos horários com maior engajamento e mostra aos seguidores que existe uma regularidade. 

Faça uma divisão a respeito de quantos conteúdos serão voltados para alcançar as metas, quais serão sobre negócios, os que vão direcionar para o blog, quantos vão para outros locais como LP, youtube.

Tudo estando ok, agende suas publicações.

Não pode esquecer que cada rede social tem sua particularidade, portanto não faça os mesmo post sempre no insta e face por exemplo. Altere textos, links, formatos.

Faça testes em relação a frequência ideal para publicações, cada nicho, cada rede tem sua frequência que trás mais resultados.

Isso ainda ajuda a seu público entender e esperar pelos seus conteúdos, pois existe uma frequência.

Nem só de conteúdo vive uma rede social, estude, analise e reutilize suas melhores publicações ou as com maiores engajamento. Ou até se inspire nelas para novas conteúdos. As vezes estamos sem inspiração, podemos também pesquisar concorrentes ou de outras áreas, debata com sua equipe, insights sempre ocorrem em debates.

Sabe aquele seu post que teve um bom engajamento? Impulsiona ele, você terá a oportunidade de aumentar seu seguidores, pessoas que talvez nunca iriam te conhecer. Os anúncios pagos devem ser bem trabalhados para ajudar no crescimento das redes sociais, trazer novos clientes.

Depois de tudo isso analise os resultados, veja a performance de cada post, e então voltamos para a fase do planejamento. Mas agora com novas informações em mãos, e podemos aprimorar as estratégias o planejamento. Mesmo com todo planejamento certinho, não quer dizer que teremos 100% de alcance e eficácia.

Saiba como funciona o gerenciamento de mídias sociais

Teste e mais testes, mude horários, dias, textos, imagens, publico alvo.  Mas sempre de olho nas métricas e testando uma coisa de cada vez para saber o que fez o resultado mudar.

Utilize ferramentas para te auxiliar em todo processo. Elas vão otimizar seus trabalho e rotina.

Se tratando do planejamento de redes sociais, é bom frisar que não existe nenhuma receita de bolo (teste sempre). Você precisa avaliar constantemente (faça sempre testes) o que funciona melhor para o seu negócio/projeto e ajustar seu plano de ação.

É fundamental dedicação ao elaborar a sua estratégia com as redes sociais.

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